Confira como limpar o exaustor de cozinha

Exaustor de cozinha.(Foto:Divulgação)

Veja o passo a passo simples e deixe esse eletrodoméstico brilhando!

(Foto:Divulgação)

O exaustor é um eletrodoméstico cuja função é transportar o ar para fora do espaço onde ele está. Na cozinha, ele suga a fumaça e vapores produzidos e ameniza o cheiro de fritura e outros odores. Assim como o resto da cozinha, o exaustor também precisa ser limpo. Ele deve receber uma atenção especial caso você tenha o costume de fazer frituras, como salgadinhos ou batata frita. 

1) Ligue o exaustor e coloque uma panela com água e suco de limão para ferver. O vapor será sugado pelo exaustor e amolecerá a gordura presa nele.

2) Depois de fervida a água, tire o o cabo de alimentação do exaustor da tomada para evitar acidentes durante a limpeza e espere o aparelho esfriar antes de prosseguir.

3) Retire todas as peças desmontáveis do aparelho. Em caso de dúvida, consulte o manual.

4) Use um produto desengordurante para limpar as partes removíveis do exaustor e, em vez de enxaguar logo depois, deixe o produto agir. Se necessário, use uma escova para limpar locais difíceis de alcançar.

5) Após a ação do produto nas partes desmontáveis, enxágue-as com água morna.

6) Para a limpeza do interior do exaustor, utilize o mesmo produto aplicado na grade e outras peças removíveis, mas não utilize produtos abrasivos. Eles podem danificar a aparência e reduzir a durabilidade do seu aparelho.

7) Depois de lavadas, seque todas as partes do exaustor e encaixe todas as peças.

Atenção

Alguns modelos de exaustores possuem filtro de carvão ativado, utilizados para a função de depurador de ar. Esse filtro não é lavável, portanto, substitua-o regularmente ou siga as instruções do fabricante para limpeza ou troca.

Os modelos mais atuais de exaustores são compostos por aço inox e vidro. Portanto, para obter o melhor resultado, utilize produtos específicos para esses materiais.

Dicas

Se o filtro do seu exaustor for de metal, você pode deixá-lo de molho em água com bicarbonato de sódio, caso a sujeira presente seja muito persistente. Ele deve ser limpo (se possível) uma vez por mês.

Para que a gordura não se acumule no exaustor, passe um pano úmido na superfície externa antes de cozinhar e facilite a limpeza que deverá ser realizada após seu uso.

Be the first to comment on "Confira como limpar o exaustor de cozinha"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*