Tubarão-branco gigante é filmado por mergulhadores no Havaí

O tubarão-branco conhecido como 'Deep Blue', nada no mar do Havaí.(Foto: @JuanSharks/@OceanRamsey/Juan Oliphant/oneoceandiving.com via Reuters)


Animal de mais de seis metros surpreendeu mergulhadores. Tubarão seria ‘Deep blue’, animal famoso entre os mergulhadores, que não tinha aparição registrada desde 2013.

Um tubarão branco gigante surpreendeu mergulhadores no Havaí com uma aparição rara na terça-feira (15). Segundo o telejornal “Hawain News Now”, o tubarão fêmea seria “Deep blue” (“Azul profundo”, em tradução livre), um animal famoso entre os estudiosos da espécie e que não era visto desde 2013, quando sua aparição foi registrada nas águas do México.

O animal, que tem mais de seis metros, estava se alimentando de uma baleia da espécie cachalote morta a nove quilômetros da costa de Oahu, uma ilha havaiana.

Melanie Hutchinson, pesquisadora de tubarões da Universidade do Havaí, disse que a fêmea foi descoberta por uma equipe de mergulhadores em busca de tubarões-tigre.

“Eu tenho alguns amigos que estavam por aí. Eles estavam procurando por um tubarão-tigre, então foi uma surpresa divertida ver essa grande senhora”, disse Hutchinson à agência de notícias KHON2.

Segundo a pesquisadora, quando estão no Havaí, os tubarões costumam nadar em águas mais profundas, daí o apelido de “Deep blue”: “E é por isso que as pessoas normalmente não interagem com eles. Eu acho que a baleia apresentou uma oportunidade e é por isso que as pessoas viram esse animal”.

Kimberley Jeffries, uma das mergulhadoras que encontrou o tubarão, postou no Facebook: “Se você me perguntasse há alguns dias qual a coisa mais incrível que eu já vi em águas havaianas, a resposta provavelmente seria bem diferente”.

A mergulhadora Kayleigh Burns, que também estava no grupo que avistou o tubarão, afirmou que pelo tamanho da barriga existe uma possibilidade de que ela esteja esperando filhotes: “Ou estava realmente muito cheia de comer baleia”, postou no Instagram.

Grandes tubarões-brancos tradicionalmente visitam as águas ao redor do Havaí para se alimentar durante o inverno.

“Eles vêm aqui desde sempre. Cerca de 20% da população da Califórnia e do México migram aqui todos os anos ou a cada dois anos. Por isso, eles costumam estar aqui no inverno”, explicou Hutchinson.

Estima-se que “Deep Blue” tenha até 50 anos de idade. A fêmea é uma espécie de celebridade no mundo dos entusiastas de tubarões – ela tem sua própria conta no Twitter e aparece em um episódio do programa “Shark Week”.

No entanto, alguns pesquisadores debatem sobre se o animal identificado como “Deep Blue” é mesmo o tubarão celebridade, com especialistas dizendo que três fêmeas grandes foram flagradas na área durante dias consecutivos.

Um tubarão-branco conhecido como ‘Deep Blue’, nada no mar do Havaí.(Foto: @JuanSharks/@OceanRamsey/Juan Oliphant/oneoceandiving.com via Reuters)

Be the first to comment on "Tubarão-branco gigante é filmado por mergulhadores no Havaí"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*